domingo, 29 de maio de 2011

Jards Macalé: desafinando o coro dos contentes


Saudações, caríssimos!
Volto, depois de muito tempo, a postar neste blog, e trago boas (não tão) novas. Falemos um pouco do mestre Jards (Anet da Silva) Macalé — músico brasileiro importantíssimo e ainda pouco conhecido, se comparado a seus contemporâneos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e companhia.
Jards começou sua carreira profissional em 1965, com o grupo 2 no balanço. No mesmo ano, participou do espectáculo Opinião de Maria Bethânia. Contudo, adquiriu maior notoriedade (negativa, no entanto) com sua anárquica apresentação no Festival Internacional da Canção, de 1969, no qual interpretou a canção "Gotham City", com letra de José Carlos Capinam e acompanhamento da banda Os Brasões. O show, que o próprio Macalé define como uma cacofonia, levou o público a vaiá-lo durante toda a execução. Desde então, adquiriu a fama de marginal e avesso ao mercado. Ainda assim, colaborou com discos de sucesso, como Transa de Caetano Veloso, e Legal de Gal Costa.

Ponto alto de sua carreira é a parceria com Wally Salomão (cujos produtos podem ser apreciados na coletânea Real Grandeza). Dentre as músicas geradas dessa parceria, a mais conhecida é "Vapor Barato", que ganhou recentes versões de Gal Costa e O Rappa.
O documentário Jards Macalé: um morcego na porta principal, dirigido por Marcos Abujanra e João Pimentel, estreou na última edição do Festival de Cinema do Rio e está trazendo novamente o compositor carioca à tona. Foi em resposta a este lançamento que a revista Rolling Stones publicou uma entrevista com Jards na edição 44, do mês de agosto.

Confiram a entrevista aqui.

Seguem os links para download de alguns de seus álbuns mais importantes.

Abraços!

ano: 1970
álbum: Só Morto Burning Night - Compacto










ano: 1972
álbum: Jards Macalé









álbum: Aprender a Nadar
ano: 1974









álbum: Contrastes
ano: 1977









álbum: O Banquete dos Mendigos
ano: 1979









álbum: 4 Batutas & 1 Coringa
ano: 1987









álbum: Rio sem Tom (EP)
ano: 1987









álbum: Ismael Silva - Peçam Bis (Macalé & Dalva Torres)
ano: 1988









álbum: Let's Play That
ano: 1994









álbum: Jards Canta Moreira da Silva
ano: 2001









álbum: Amor, Ordem e Progresso
ano: 2003









álbum: Real Grandeza (parceria com Waly Salomão)
ano: 2005








álbum: Macao
ano: 2008

2 comentários:

  1. Fantástico post. Falata acrescentar o novo Jards.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    o link para o álbum de 2003, amor, ordem e progresso, não está funcionando. Será que rolaria um re-post desse álbum? É dificílimo achá-lo na internet.
    Obrigado.

    ResponderExcluir