domingo, 1 de maio de 2011

Amanajé - o "Mensageiro"


Amanajé é um termo de origem Tupi-Gurani e significa o "Mensageiro". Nas tribos que habitavam a América do Sul, um Amanajé era cuidadosamente selecionando pelos caciques, para assumir a responsabilidade de cuidar e levar a informação principalmente em momentos importantes, como o anúncio de grandes vitórias ou num aviso de perigo e na eminência de possíveis guerras.
Agora, o termo Amanajé é utilizado para nomear um quarteto de jazz, que não deixa de ser um "mensageiro", também. Porém, a responsabilidade que eles tem é a de perpetuar ritmos, melodias, harmonias, rufudas, grooves, no melhor estilo jazz, somados aos grooves, se não de origem brasileira, aperfeiçoados por brasileiros como, samba, baião, xote. E claro umas pitadas de rock.
O grupo foi formado no início de 2004,pela afinidade entre músicos que ansiavam por um trabalho autoral e livre de fronteiras estilísticas. Em sua segunda formação (saxofone/piano/baixo/bateria) conta respectivamente com os músicos Raphael Ferreira, Hercules Gomes, Rodrigo Pinheiro e Lucas Casacio.
O grupo tem dois albúns lançados apenas em formato digital, disponíveis para download no site grupoamanaje.com.br. Para 2011, o grupo arquiteta seu terceiro álbum, "Puerto Quijarro", que será lançado no formato tradicional de cd.


álbum: Amanajé
ano: 2004

Baixar





álbum: Suite Urbana
ano: 2010

Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário