domingo, 10 de abril de 2011

The Gathering


Banda de rock holandesa formada em 1989, pelos irmãos René Runten (guitarra) e Hans Ruten (bateria), junto com Bart Smits (primeiro vocalista), Hugo Prinsen Geerligs (primeiro baixista), Jelmer Wiersma (um dos guitarristas na época) e Frank Boeijen (tecladista). Dos membros fundadores, na atual formação restam René, Hans e Frank.
A partir de 1990 a banda começa a lançar suas primeiras demos, sob a influência do death/doom metal, com guturais feitos por Bart Smits.
Em 1992 The Gathering lança seu primeiro álbum, "Always", que além de Bart Smits nos vocais conta com a presença feminina de Marik Groot, dando à banda um ar mais atmosférico, nos antecipando o que mais tarde prevaleceria no estilo musical da banda.
Então, sem Bart Smits e Marik Groot nos vocais, em 1993 The Gathering lança "Almost a Dance", seu segundo álbum que, diferente do primeiro, não conta com elementos do Death Metal como os vocais guturais, mas permanece com a pegada Doom Metal. A queda de características do Death Metal contribuiu para a saída dos vocalistas. Substituídos por Martine van Loon e Niels Duffhuës.


Em 1995 e 97 foram lançados respectivamente os álbuns "Mandylion" e "Nighttime Birds", e para não ser diferente saem Martine e Neils, para a entrada da consagrada Anneke van Giersbergen (a linda mulher de cabelos vermelhos, na primeira foto, no início da postagem, e na foto abaixo mais recente). Anneke tornou-se elemento de vital importância para a banda, que alguns, assim como eu cogitavam a possibilidade de término da banda caso Anneke decidice nos deixar (opinião de fã).


  (Anneke, os anos passam, e continuas cada vez mais linda!)

Depois disso, a banda perdeu mais um integrante o guitarrista Jelmer Wiersma, que deixou a banda em 1998.
Bom, com a banda reconfigurada mais uma vez, eles poderam dar seguimento aos trabalhos, que a partir do álbum "How to Measure a Planet?" tornaram-se nitidamente mais progressivos, alternativos, trip rock ou psicodélicos, como queiram. A utilização de delays, sintetizadores, e toda forma de efeitos possíveis tornar-se presença certa no som da banda.
Por isso acredito, que a entrada de Anneke favoreceu a ascensão do The Gathering, e não é à toa que ela recebeu em 2006 o prêmio Devil Award, na categoria de melhor cantora.
2005 foi o ano em que o cara responsável pelos graves, Hugo Prinsen Geerligs deixou o grupo, uma perda e tanto, pois este rapaz era um gênio no baixo, sempre com belíssimos fraseados, que deixavam a atmosfera das músicas mais densas ainda. Para substituí-lo nesta difícil missão chamaram a baixista Marjolein Kooijman.


É pessoal, chegou a hora que ninguém esperava, Anneke van Giersbergen tambem deixou a banda, em 2007, depois da tour do álbum "Home." Diga-se de passagem excelente trabalho. Ela não poderia sair sem fechar com chave de ouro. A essa altura nós, fãs, já estavmos nos lamentando pelo término da melhor banda européia das útimas duas décadas.

- Por que, Senhor, por que fazes isso conosco, nossos corações não aguentam?

Mas os deuses foram generosos, sempre jogando conosco, probres mortais. Eles nos devolveram a banda, porém com alguma deficiência, qual seja, a vocalista. 
Para o lugar de Anneke escalaram Silje Wergerland, que como era de se esperar não faz juz ao posto, até porque falta originalidade na sua voz, me parece que ela tenta imitar Anneke.


(Silje Wergerland)

Anneke deixou a banda, para tocar seu o seu projeto, Agua de Annique, que em outra oportunidade postarei aqui. Silje gravou o último album "The West Pole" de 2009, iniciando uma nova fase da banda. Agora é só esperar pelos próximos álbuns, para ver se o desempenho do The Gathering continua o mesmo.
Então, aproveitem e baixem os cds logo abaixo.


álbum: Always
ano: 1992



álbum: Almost a Dance
ano: 1993



álbum: Mandylion
ano: 1995



álbum: Nighttime Birds
ano: 1997



álbum: How To Measure A Planet?
ano: 1998


álbum: If_Then_Else
ano: 2000



álbum: Souvenirs
ano: 2003



álbum: Home
ano: 2006



álbum: The West Pole
ano: 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário