sábado, 19 de fevereiro de 2011

Esbjörn Svesson Trio



Como havia prometido pelo menos uma banda de jazz por mês, aqui está; um trio magnífico de jazz: Esbjörn Svensson Trio.
Banda sueca formada em 1993, estilo piano jazz, como alguns classificam. Dela faziam parte Dan Berglund (baixo), Magnus Öström (bateria) e Esbjörn Svensson (piano). Este último sendo o idealizador da banda E.S.T, músico de jazz renomado na europa, ganhou vários prêmios como: o de melhor compositor em 1998 e melhor músico de jazz em 1995 e 1996.
Mas por um mergulho mal sucedido, em 2008, Esbjörn Svensson faleceu, e a banda teve seu fim. Ele gravou junto com grupo aproximadamente 15 álbuns. Consegui ter acesso a dois, os quais disponibilizarei no final desta postagem.
Esta é uma banda feita para agradar os fãns do jazz clássico, quanto os de rock'n roll, pois vem tudo junto, com swings, melodias, efeitos, e muito experimentalismo. As músicas são todas instrumentais, mas em algumas caberia muito bem um vocal rock'n roll.
Sobre os músicos, não tenho muito o que falar, todos de altíssima qualidade. Vocês irão se deparar com belíssimos solos de piano, baixo, e bateria, a todo momento.
O que chama minha atenção nas músicas do Trio, são as camadas em que elas vão se desenvolvendo. Uma hora tudo está calmo como um lago, e de repente tudo se agita como um mar revolto, movido por ventos tempestuosos. A bateria frenética, o contrabaixo fazendo um acompanhamento maravilhoso, e algumas vezes o arco a deslizar de um lado a outro nas cordas, e ainda tem o piano que acrescenta a gradiosidade nas músicas.
Essas elevações nas melodias lembra o que as bandas de post rock se propõem a fazer, quem teve a oportunidade de ouvir algumas dessas bandas sabe o que estou querendo dizer.
Porém nas bandas de post rock, essa característica é ussada excessivamente, e acaba nos enjoando depois de um tempo, e no caso do E.S.T eles a usam na medida certa. Espero que vocês apreciem!


álbum: Strange Place For Snow
ano: 2002










álbum: Leucocyte
ano 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário