Tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960, Tom Zé avançou ainda mais na experimentalidade no decorrer dos 70 e 80, diferente de seus contemporâneos e parceiros musicais, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia. Que galgaram carreiras de sucesso com sua Música Popular devidamente Brasileira, musicas encantadoras com melodias seguindo todas regras de etiqueta musical. Como não arrebatar o coração de milhões de brasileiros.
Todo compositor brasileiro tem um motivo para ser um complexado, e um dos motivos de Tom Zé, talvez, seja não conseguir compreender como ele, que surgiu do mesmo movimento que os demais não consegiu ser ovacionado pelos ouvintes populares brasileiros. Bem, o fato é que Tom Zé conseguiu a tão esperada notoriedade a partir de 1990 com intervenção do músico britânico David Byrne.
Essa história e algumas outras da vida de Tom Zé vocês podem ver no documentário chamado: Fabricando Tom Zé, de Décio Matos Junior.
É, esse post parece um merchandising para o documentário. Pode ser, afinal o filme é muito bom mesmo, e este post era para ter sido feito logo depois que assisti ao filme, mas não deu.
Então, aqui disponibilizo pra vocês a discografia de Tom Zé, estão faltando apenas dois cds ao vivo, Danc-Êh-Sá, Pirulito da Ciência e alguns compactos, estes eu não fiz questão de colocar. Talvez numa outra oportunidade eu post o filme, mas deixei o link aonde vocês podem conseguir.
"A música de Tom Zé é diferente de qualquer música brasileira que ouvi até hoje... Expande incessantemente os limites da canção popular, adotando formas inesperadas, que nos surpreendem e encantam, com percepção aguda dos acontecimentos. Olha a grande cidade com olhos -- e o ouvidos -- de poeta. Descobre beleza em regiões estranhas. [Sua música] nos dá esperança." David Byrne.
álbum: Grande Liquidação
ano: 1968
álbum: Se o Caso é Chorar
ano: 1972
álbum: Todos os Olhos
ano: 1973
álbum: Estudando o Samba
ano: 1975
álbum: Correio da Estação do Brás
ano: 1978
álbum: Nave Maria
ano: 1984
álbum: No Jardim da Política
ano: 1985
álbum: The Hips of Tradition
ano: 1992
álbum: Parabelo
ano: 1997
álbum: Defeito de Fabricação
ano: 1998
álbum: Postmodern Platos
ano: 1999
álbum: Jogos de Amar
ano: 2001
álbum: Imprensa Cantada
ano: 2003
álbum: Estudando o Pagode
ano: 2005
álbum: Estudando a Bossa
ano: 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário