domingo, 10 de julho de 2011

Think Of One


Não constam que sejam ciganos. Nem tão pouco artistas de circo. Para os seis elementos dos flamengos Think Of One, a vida é feita na estrada, sem nunca estar parado, sempre a procura de alguém desconhecido para tocar. O mentor do projeto, David Bovée, chega mesmo ao ponto de viver diariamente no interior da "naftmobiel", carrinho transformado em palco móvel com três níveis, com aplificação e luzes de palco incorporadas. A cidade de origem dos músicos que formam a banda é Antuérpia(segunda maior cidade da Bélgica).


Inicialmente os Think Of One (TOO) eram uma "brass band" de 20 elementos, semelhantes a uma banda filarmônica de Flanders. Em vez dos "Standards, desde cedo começaram a interpretar repertório dançável, com influências dos ciganos dos Balcãs.
A necessidade de mobilidade e de tocar de forma mais imediata, reduziu o projeto de duas dezenas de músicos para uma base de seis elementos. A partir desta estrutura os músicos dos TOO desdobraram-se em mútiplas experiências. Mantêm o espírito da "brass" de dança, através do projeto NAFT. Lançam-se de corpo e alma à música de transe "gnawa" do norte da África em comunhão com quatro músicos marroquinos. Já gravaram com vozes Inuits (esquimós) do Canadá. Em breve, pretendem viajar até Kinshasa - Congo - para, quem sabe, participarem num volume de Congotronics.
Contudo, o projeto que lhes tem trazido maior notoriedade e permitido tocar com maior regularidade fora da invernosa Bélgica, chama-se "Tráfico". A eles juntam-se a sexagenária Dona Cila do Côco (voz), Cris Nolasco (voz/percussão), Ganga Barreto (voz/percussão) e Carranca (percussão). Coma as raízes e as antenas sintonizadas entre a Bélgica e a região brasileira de Pernambuco, criaram os álbuns "Chuva em Pó" (2004) e "Tráfico" (2006) que alguém poderia lembrar-se de os classificar como "mangue-flemish-punk-brass-beat". Para o "caranguejo com cérebro" David Bovée, espírito dos Think Of One (nome inspirado num tema de Thelonius Monk) é fazer música como uma multivitaminada sopa. Levam-se vários ingredientes ao lume, trituram-se os legumes e serve-se o creme. No caldeirão de "Tráfico", cabem os ritmos tradicionais nordestinos, como o côco, cavalo marinho, o maracatu, o frevo e o forró, e ainda o punk/hardcore (apenas algumas pitadas), o jazz latino o reggae e o funk. É neste triturar e misturar de estilos que reside a força dos Think Of One. Não só os seis belgas parecem ter vivido toda a vida à beira ddos manguezais de Pernambuco, como Dona Cila do Côco parece beber um elixir da força e da juventude para cantar com a garra de uma "rrrriot girl" de 20 anos. Espera que estejam preparados pra uma alucinante, maravilhosa e belíssima experiência sonora que os Think Of One trazem.



álbum: Chuva em Pó
ano: 2004

Baixar














álbum: Tráfico
ano: 2006


Baixar

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trio Beyond


Deixo para vocês outra banda de jazz fusion o Trio Beyond formada em 2003 por Jack DeJohnette na bateria e John Scofield na guitarra.



álbum: Saudades
ano: 2006