terça-feira, 4 de maio de 2010

Moedas para o Barqueiro


Olá expedicionários experimentais do signo fundador. Informo-lhes que no dia 15 de maio, das 15 às 19 horas, na Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Correa, em São Paulo- SP, será lançada a coletânea Moedas para o Barqueiro: contos fantásticos sobre a morte, organizado por Cristiana Gimenes e lançado pela Andross Editora. Nos dia do lançamento, será também apresentada a peça Histórias de Caronte, adaptação feita pela própria organizadora, que é também atriz, de alguns contos do livro. Abaixo o cartaz da peça.


Bem, caso você, assim como eu, não tenha tempo nem dinheiro para estar em São Paulo e prestigiar este interessante evento, poderá, ao menos, adquirir um exemplar deste livro com um dos autores. Tratam-se de mais de sessenta autores de todo o Brasil, e uma de Portugal. Dentre eles, três paraenses: Adônis Nascimento de Sousa, graduado em Letras pela UFPA e colaborador da revista KamikASES; Ney Cohen, fundador da Confraria d'A Cova dos Poetas; e este blogueiro que vos escreve, que assina com o nome de Francisco Ewerton dos Santos, faz mestrado em Estudos Literários pela UFPA e também colabora com a Revista KamikASES.
A proposta da Andross Editora é dar chance para autores iniciantes publicarem seus textos em livros de qualidade editorial profissional e com uma tiragem razoável para a comercialização. Em compensação, os próprios autores ficam responsáveis pela venda de parte dos exemplares, outros são vendidos principalmente na Livraria Cultura (contudo, na mão dos autores é bem mais barato). Assim, a publicação fica com ares de cooperativa. Atualmente, a Andross já conta com mais de 30 coletâneas em seu catálogo, e Moedas para o Barqueiro será seu novo lançamento. São interessantes contos fantásticos escritos por alguns autores já experientes e conhecidos no mundo literário e outros totalmente novatos.

Seguem os links para o site da editora e para download do meu conto publicado na coletânea: "Onze".






"Onze".pdf



Abraços e... Memento Mori.








domingo, 2 de maio de 2010

Carlos Careqa


Compositor e ator, Carlos Careqa, que não é careca nem com "c" nem com "q", é uma figura excêntrica. Em entrevista ao blog EU OVO, ele dá sua opinião sobre os downloads de música pela internet:

"Eu acho bom. Não me queixo não. Só acho que o compositor faz o seu trabalho, ou seja compõe, estuda, grava. O restante é com as outras pessoas, não me pertence mais. Não acho que isto seja um trabalho do músico. É o mesmo raciocínio que tenho para vídeo clipe. Eu não vou produzir um clipe para alimentar a MTV. Se alguém quiser fazer e produzir, eu vou achar ótimo, mas a minha função enquanto músico é compor e apresentar a música. Portanto quando um disco meu aparece para download, eu fico feliz, pois tem alguém que acha importante colocar o disco ali. Mas este não é o meu trabalho." Vale a pena ler o resto da entrevista.

Irei postar dois disco dele, "À espera de Tom", e o curioso sobre esse disco é que o "Tom" a que ele se refere é outra figura bizarra já apresentada aqui pelo Experimento, Tom Waits. Isso mesmo Carlos Careqa é fã de Waits, pode-se notar as influências nas suas músicas.
O outro disco é "Tudo que respira quer comer" trabalho mais recente do compositor. Porém, antes desses CDs, Carlos já havia lançado outros 4, "Pêlo Público" lançado em 2006, "Não sou filho de ninguém" lançado em 2004, "Música para final de século" lançado em 1999 e, "Os homens são todos iguais" lançado em 1993.
Como ator participou dos filmes: "Alô" de Mara Mourão, "O Tronco" de João Batista de Andrade, "Bicho de Sete Cabeças" de Lais Bodanski, "As Avassaladoras" de Mara Mourão, "Cristina quer casar" de Luis Villaça. E dos curtas: "Barbabel" de Antomio Augusto, "A história real" de André Pasquini, "Oswaldo Cruz" de Dainara Toffoli, "A grande depressão" de Paulo Munhoz e "Melodia" de Willy Schumann.
Sobre suas músicas, acho que posso afirmar a originalidade, com belíssimas melodias e letras com boas sacadas.
Espero que vocês curtam!

albúm: À espera de Tom
ano: 2008










álbum: Tudo que respira quer comer
ano: 2009